Como Gerar uma Cobrança de Assinatura

Gerar uma Cobrança de Assinatura

1. Acesse o Movvime e clique em "Cobranças" (localizado no menu do lado esquerdo da tela).

2. Clique no botão "+ adicionar" e clique na opção "Assinatura".



3. No campo "Quem Cobrar", selecione o contato para o qual deseja emitir a cobrança contra. Esse contato deve estar previamente cadastrado, e trará os dados de e-mail e telefone, os quais serão notificados sobre a cobrança gerada. 

Importante: As informações de e-mail e telefone trazidas pelo sistema, conforme o cadastro em Contatos, serão as marcadas como "Principal". Além disso, na hora de gerar a cobrança você consegue adicionar vários e-mails de notificação do seu cliente, clicando no texto em amarelo "+ adicionar novo e-mail".

4. Em seguida, clique em "Próximo Passo".



5. Selecione quais as formas de pagamento que você irá disponibilizar para o cliente “Boleto Bancário”, “Cartão de Crédito”; "Boleto Pix". Cabe ressaltar que não é possível selecionar mais de uma forma de pagamento.

6. Informe o valor da cobrança no campo "Qual o valor da cobrança?" (o valor deve ser no mínimo R$ 15,00).

7. Informe o intervalo da assinatura no campo "Qual o intervalo da assinatura?" (mensal, trimestral, semestral ou anual).

8. Selecione a data de início da assinatura no campo "Qual a data de início da assinatura?". E selecione a data final da assinatura no campo "Qual a data de fim da assinatura?"

9. Informe a descrição da sua assinatura (a descrição informada será impressa na fatura).


10. Logo abaixo em "Opções de multa e juros", você poderá aplicar juros e multas por atraso de pagamento e também aceitar ou não os pagamentos após a data de vencimento estabelecida.

Obs.: No pagamento via "Boleto Pix" por regulamentação do Banco Central, não é permitido a cobrança de Juros e Multas.

11. Para aplicar juros e multas por atraso de pagamento, habilite essa opção clicando no botão localizado do lado direito das "Opções de multa e juros".

12. Informe a porcentagem referente a "Multa" (2% é o valor máximo permitido por lei. A multa será somada ao valor de cada parcela da cobrança após a data de vencimento) e a porcentagem referente ao "Juros" (1% é o valor máximo permitido por lei. Os juros são acumulados e serão somados diariamente ao valor de cada parcela da cobrança).



13. Você também poderá informar o "Prazo máximo que o pagamento poderá ser realizado após o vencimento". Para isso, marque a opção "Você aceita pagamento após o vencimento?" e informe a quantidade de dias que será aceito o pagamento após o vencimento.

Obs.: Na opção de pagamento via "Boleto Pix", após o vencimento o pagamento só poderá ser realizado pelo código de barras.

16. Para conceder um desconto até o vencimento da fatura, será necessário habilitar essa opção clicando no botão localizado do lado direito das "Opções de desconto". Mas atenção, pois não é possível aplicar o desconto em cobranças com vencimento para a data de "hoje". Se você optar por não aplicar o desconto, vá para o passo: 20.

17. Selecione a data referente ao "Prazo máximo do desconto".

18. Informe o "Valor" do desconto.

      


19. Por fim, clique no botão "Concluir" e "Sair".

Importante: O seu cliente irá receber um email e/ou um SMS com o link para acessar a fatura.